Ao longo de 3 edições, a AFFEMG fará uma homenagem a todas as suas Sedes regionais, traçando uma cartografia artística e cultural de suas regiões. Essa é uma forma simbólica de dar visibilidade à riqueza do Estado de Minas Gerais, por meio de uma ação para divulgar a produção artística de seus Associados.
No Percurso I foram homenageadas 13 cidades das seguintes regionais:
Centro-norte: Sete lagoas, Cordisburgo e Diamantina
Metalúrgica: Ipatinga e Caratinga
Rio doce: Governador Valadares e Resplendor
Sul: Varginha, Três Pontas, São Lourenço, São Tomé das Letras
Vale do Sapucaí: Pouso Alegre e Itajubá
A AFFEMG recebeu fotografias, poesias, bordados e várias obras de artistas plásticos, juntos, compuseram nossa galeria. Acesse o Percurso I e veja as obras que fizeram parte da Exposição de 2020! No Percurso II serão homenageadas as regionais:
Baixo Rio Grande: Uberaba, Araxá e Frutal
Paranaíba: Uberlândia, Patos de Minas, Araguari e Patrocínio,
Sudoeste: Poços de Caldas, Guaxupé, Alfenas e Machado
Zona da Mata: Juiz de Fora, Cataguases, São João Del Rei e Tiradentes.
Além de pintura, bordado, escultura, desenho, gravura, fotografia e poesia, abrimos a videoarte como modalidade! No ato da inscrição, os artistas receberão um material de apoio criativo para produção das obras, com um pouco dos aspectos culturais e históricos das 15 cidades homenageadas dessas 4 regionais.
Em face da pandemia do novo coronavírus, que impôs a todos novas rotinas de vida e, muitas vezes, o luto, as fotografias e vídeos também poderão ser inspirados no cotidiano dos artistas, diante das condições de isolamento social.
Acesse as abas “regulamento” e “inscrições” e participe!
Cada percurso em que optamos por caminhar é dotado de singulares, rotas, desvios e atalhos. Depois de cada curva a paisagem pode se reconfigurar. Essa é hoje a nossa realidade.
Desde o ano passado, a AFFEMG propôs que a Exposição de Artes fosse uma jornada afetiva das expressões artísticas, prestando uma homenagem poética a todas as regionais do Estado de Minas Gerais.
Como escreveu Carlos Drummond, “no meio do caminho havia uma pedra”, mas essa pedra também se tornou parte do percurso. Assim, atentos às pedras do caminho, o Percurso II da Exposição “Cartografias Afetivas” traz novas proposições que se ajustam ao trajeto e nutrem-se da força do passo mantido.
Na XII Exposição de Artes, prestaremos homenagem a 15 cidades representantes das regionais: Baixo Rio Grande, Paranaíba, Sudoeste e Zona da Mata. Clique aqui e acesse informações inspiradoras sobre as cidades escolhidas neste percurso.
Acesse o regulamento, veja as novidades, realize sua inscrição e faça da arte um caminho seguro e promissor em tempos tão fragilizados.
01 de outubro a 20 de fevereiro de 2021, pelo site da AFFEMG.
Data final a ser divulgada.
Cronograma de entrega a ser definido (a depender do protocolo de funcionamento durante a pandemia).
(a depender do protocolo de funcionamento durante a pandemia).
Clique aqui e faça sua inscrição na XII Exposição de Artes Plásticas - Fotografia – Poesia e Bordado da AFFEMG, Cartografias afetivas – Percurso II.
Devido ao estado de pandemia que ainda estamos sujeitos, a XII ª Exposição de Artes - Cartografias Afetivas - Percurso II que iria acontecer no mês de fevereiro de 2021 foi adiada.
Informamos também que todos artistas que ainda tiverem interesse poderão fazer sua inscrição pelo site da AFFEMG até o dia 20 de fevereiro.
A nova data para realização da XII Exposição de Artes será informada no tempo oportuno.
O período de seleção das obras também será ampliado.
Esperamos por você!