Candidato do PSDB ao governo do Estado participa de debate com os servidores públicos na AFFEMG

Antonio Anastasia falou sobre seu plano de governo e respondeu perguntas de Entidades

Publicação: 19/10/2018
Última visualização: 15/11/2018 - 01:18

O debate foi uma realização de um coletivo de entidades de servidores públicos, do qual faz parte a AFFEMG e o SINDIFISCO-MG. A Diretora Financeira Adjunta, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, Papá, compôs a mesa ao lado da Diretora do SISIPSEMG, Tieta Faria, do Presidente da ASTHEMG, Carlos Augusto dos Passos Martins e do Diretor do SINDSEMPMG, Eduardo Maia. 

Mais de 400 Servidores, de todas as áreas do funcionalismo, ocuparam a sede da AFFEMG. Além do auditório, foram disponibilizados dois telões, com transmissão simultânea, e contou também com a transmissão pela página da intersindical no facebook.  

O candidato Anastasia chegou pontualmente às 15 horas, atendeu a imprensa que já o aguardava e logo passou a abordar os temas de pauta previamente selecionadas pelas entidades: Resgate do legítimo papel do IPSEMG como o Instituto de Seguridade Social do servidor público mineiro; restabelecimento do Fundo Previdenciário e a preservação integral dos direitos; a liberação dos dirigentes de entidades sindicais e associativas para exercer mandato nas respectivas entidade; a recomposição de fórum de negociação permanente com as entidades de representação; a retomada do pagamento dos servidores do Poder Executivo, ativos aposentados e dos pensionistas, até o 5º dia útil; concurso público nos órgãos que apresentem defasagem dos quadros; revisão dos planos de carreiras, em setores específicos da Administração Pública; cumprimento da Lei 19.973/11 que prevê reajuste geral anual e atualização dos proventos de aposentadoria. 

Ele tratou de cada um dos temas, sempre colocando a necessidade de equilibrar a situação fiscal do estado como um pressuposto para o atendimento das demandas dos servidores. 

Anastasia ressaltou que, se eleito, seu governo será diferente de sua administração anterior. “A crise hoje, é muito maior do que aquela que havia em 2003. O déficit do Estado é muito preocupante. Nossa maior tarefa será a de arrumar a casa e conter essa calamidade. Para isso, essa gestão será muito enxuta”.

Logo após, cada entidade pode se manifestar e apresentar seus questionamentos, que foram prontamente respondidos pelo candidato, reafirmando compromisso com a valorização do funcionalismo. 

No que se refere aos Auditores Fiscais do Estado, ao responder à manifestação da AFFEMG, apresentada pela Papá, e do SINDIFISCO-MG, exposta por seu presidente, Marco Couto, Anastasia afirmou conhecer o trabalho da Fiscalização e sua importância para o estado, se comprometeu com a valorização da carreira, reconheceu a necessidade da realização de concurso público, defendeu o princípio constitucional do concurso público como única porta de entrada para uma carreira pública e mais uma vez, voltou a enfatizar que a prioridade no momento é o equilíbrio financeiro do Estado. 

A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal do IntersindicalMG no Facebook, e encontra-se disponível. Para assistir, basta acessar:

https://www.facebook.com/Intersindicalmg21666078602605/.




Fonte: AFFEMG