AFFEMG celebra 67 anos

Solenidade de aniversário contou com a participação de Associados, Diretores, Conselheiros, políticos e representantes de classe

Publicação: 13/02/2017
Última visualização: 23/06/2017 - 02:53

Em solenidade realizada na última sexta-feira, a AFFEMG comemorou com a Diretoria e seus Associados mais um aniversário de Fundação. A comemoração dos 67 anos da Entidade foi no auditório da sede, em Belo Horizonte e contou com a presença da deputada Federal (PC do B/MG), Jô Moraes, da vereadora (PSOL/MG) Áurea Carolina e da auditora Fiscal da Receita Federal, Ilva Franca Lauria, coordenadora da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Pública, que participou da mesa de honra presidida pelo Diretor Presidente, Sinval Pereira. Também compuseram a mesa, o Presidente do Conselho de Administração, Pedro Paula Batista e o Presidente da Fundação de Assistência à Saúde – FUNDAFFEMG, José Gomes Soares. 


Por uma questão de agenda, a solenidade começou com uma saudação da deputada Jô Moraes que parabenizou a Associação, destacando o papel de resistência da entidade. “É fundamental, nesse dia de comemoração, compartilhar com vocês a alegria de continuar tendo coragem. Os auditores estão no coração do Estado, o trabalho de vocês garante que os serviços públicos sejam realizados. Mas, muitas vezes, a sociedade é reativa a uma ação tão fundamental. Por isso, nesse momento difícil para o Brasil, tê-los aqui, comemorando 67 anos de existência, acreditando nos valores fraternos e humanos é muito importante. Parabéns, a resistência de vocês é a esperança de um Brasil melhor”. 

Já a vereadora Áurea fez sua saudação, destacando a alegria da aproximação com a AFFEMG. “Em meu primeiro mandato, conhecer e criar laços com entidades que defendem bandeiras como a auditoria da dívida pública é ter a certeza de que não estamos sozinhos, juntos podemos contribuir para um Brasil melhor. Parabéns, AFFEMG, essa nova amiga, lhe deseja muitos anos de luta”, concluiu. 
 
Cumprindo a tradição, após a execução do hino nacional, feita com brilhantismo pelo Coral Melodia, o Presidente do Conselho de Administração leu a ata de fundação da AFFEMG, lavrada em 15 de fevereiro de 1950 e, em seguida, citando Bertolt Brecht sobre os homens imprescindíveis “aqueles que lutam a vida toda”, Pedro Paulo destacou: “a AFFEMG, cada dia que passa, me mostra que nós estamos fazendo parte desse grupo dos homens imprescindíveis e o Brasil, hoje, vem demonstrando que precisa de atitudes assim. Agradeço a honra de ter feita essa memória dos nossos fundadores”.   



A coordenadora da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, Ilva Franca Lauria falou sobre a forte e influente ação da AFFEMG na luta pelos direitos dos servidores públicos. “Somos um coletivo de 70 entidades na Frente Mineira e, como coordenadora, gostaria de manifestar a capacidade da AFFEMG de congregar, articular e mobilizar as entidades e servidores que participam da Frente. Nessa oportunidade, em que comemoramos os 67 anos da AFFEMG, considero este o maior testemunho da força e da eficiência dessa entidade”. 

O Diretor – presidente, Sinval Pereira agradeceu os Associados por manterem acesa a chama vanguardista dos tempos da fundação.  “Sessenta e sete anos depois, a situação social, econômica e política do Brasil exige do trabalhador brasileiro, principalmente do servidor público, o mesmo sentimento e determinação de nossos colegas fundadores: coragem. Coragem para enfrentar um governo que ignora os direitos previstos em nossa Constituição, numa lógica onde a regra é governar para banqueiros e o sistema financeiro. E diante de tantos desafios, não é possível ter coragem sozinho.  Mas, nós aprendemos a lição de nossos fundadores: a força está na união”.

Ao final, foi exibido o novo vídeo institucional da AFFEMG que fez uma homenagem à história da entidade, inspirando-se no Complexo Arquitetônico da Pampulha, cartão postal de Belo Horizonte e, desde o ano passado, Patrimônio Cultural da Humanidade. O vídeo contou com a participação do Coral Melodia e o grupo BordAFFEMG, inciativas da entidade que buscam, além do desenvolvimento da cultura, uma integração dos Associados por meio da arte. 
A noite de comemorações terminou com um coquetel servido no Centro de Convivência, onde todos cantaram parabéns para a AFFEMG.

Cultura e Arte na Programação de Aniversário

Além da solenidade de aniversário, a AFFEMG realiza durante o mês de fevereiro atrações culturais para seus Associados. Na última semana, o teatro foi destaque com a apresentação do espetáculo “Tango Nuestro Baile”, no dia 9, e com a comédia “Sessenta para rir” apresentada dia 11. 

Essa semana, o calendário de atividades continua intenso, confira a programação:  




Abertura: 15 de fevereiro de 2017, às 19h
Bate-papo sobre o resgate das memórias afetivas por meio do bordado com a pedagoga, terapeuta e instrutora da BordAFFEMG, Fátima Coelho. 
Exposição: de 15 a 22 de fevereiro de 2017, das 8h às 17h.
Local: Galeria da AFFEMG - 2º andar
Entrada livre



Espetáculo: 60 para rir


Data: 18 de fevereiro, às 19h
Local: Teatro Sesiminas - Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, BH/MG
Ingressos esgotados


Oficina de Bordados
Técnica Crazy – construção de peça feita a partir de retalhos de tecidos, de riscos e bordados antigos.
Data: 16 de fevereiro
Local: Auditório da AFFEMG – 2º andar
Serão oferecidas duas sessões: das 14h às 17h e das 19h às 22h
Instrutora: Fátima Coelho
Material necessário para oficina será fornecido pela AFFEMG
Inscrições pelo e-mail: eventos@affemg.com.br, entre os dias 6 a 13 de fevereiro - vagas limitadas em virtude da lotação do espaço. 



Apresentação Musical Grupo Amaranto    



Data: 17 de fevereiro, às 20h
Local: Auditório da AFFEMG - 2º andar
Apresentação musical do trio Amaranto, interpretando canções de músicos consagrados da música popular brasileira como Tom Jobim, Milton Nascimento, Lô Borges, dentre outros. Venha se encantar com esse show de instrumentação leve, com as vozes bem timbradas das irmãs naturais de Belo Horizonte.




Fonte: AFFEMG